Atletismo Corrida de Rua

SP City Marathon

SP City Marathon – Wanderlei Oliveira

No próximo domingo, dia 28, será realizada a SP City Marathon. Se você faz parte desse grupo que enfrentarão os 21K ou a maratona (42.195 metros), é bom não descuidar de nenhum detalhe nos próximos dias, principalmente para quem vai correr pela primeira vez. Portanto, aqui vão mais algumas dicas básicas, que podem fazer grande diferença.

Treinamento
Nada de querer recuperar o tempo perdido com treinamento agora. O que tinha que ser feito já foi. O melhor é se concentrar no ritmo de prova que é compatível com aquilo que você vale hoje. Faça apenas treinos de soltura, com rodagens de no máximo 5K, bem leve. Siga as orientações do seu técnico.

Alimentação, hidratação e descanso

Dê especial atenção ao dia anterior da prova. Descanse o máximo. Evite ficar andando pelos vários pontos turísticos da cidade. Alimente-se conforme os hábitos pessoais. Procure evitar alimentos gordurosos e nada de bebida alcoólica. Prefira alimentos leves e de fácil digestão (siga as orientações do seu nutricionista). Beba bastante líquido e verifique a cor da urina para saber se está bem hidratado. O ideal é que ela esteja bem clara. Procure deitar cedo e visualize completando o percurso em bom estado físico e feliz por ter vencido o desafio.

Prepare o kit de corrida

Apesar das manhãs frias em São Paulo, opte por tecidos que não retenham o suor, para manter o corpo sempre seco. Separe a roupa que vai utilizar e já fixe o número na camiseta. Nada de estrear tênis no dia da prova. O melhor é correr com um que já esteja em uso, para evitar problemas. Use meias sem costura para não correr o risco de fazer bolhas. Por causa da umidade, os pés ficam mais encharcados do que o normal. Proteja a pele com protetor solar, faça chuva ou faça sol. Separe uma sacola com roupas secas para o final da prova.

O dia da corrida

Acorde cedo para dar tempo de tomar um bom café da manhã, já que a largada acontece às 6 horas. Suco natural, iogurte natural, torrada com geléia, queijo branco, banana-prata ou uma maçã são bem-vindos. Programe-se para chegar na Praça Charles Miller em frente ao estádio do Pacaembu, local de largada, cerca de 1 hora antes do início da prova. Leve com você uma fruta ou uma barra de cereal e água para ingerir no caminho, caso não tenha feito o desjejum. Inicie os alongamentos 40 minutos antes da prova e, se o objetivo é fazer tempo, faça um trote de aquecimento de 15 a 20 minutos, seguidos de 4 a 6 repetições de 100 metros (amplitude de passadas), para já começar a correr próximo do ritmo que pretende fazer. Posicione-se no local da largada de acordo com seu nível técnico e tenha cuidado com as outras pessoas e com os atropelos no início da prova. Comece a corrida já controlando o ritmo e use o início, como aquecimento. E, boa prova. Afinal, agora é com você.

A retirada de kit será no Transamerica Expo Center: Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – Sexta-feira, dia 26, das 8 às 18 horas e no sábado, dia 27, das 8 às 18 horas.

As largadas serão às 5h45 para a categoria ACD, 5h50 para a Elite feminina, 6 horas onda 1 – Elite masculino, geral, pelotões A e B, 6h10 onda 2 – pelotões C e D e as 6h20 onda 3 – pelotões E e F –  na Praça Charles Miller no Pacaembu com chegada dentro do Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, 1263

Sobre o autor

Wanderlei Oliveira

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

1 Comentário

  • Valeu mestre Wanderley. Sempre dando boas dicas pra galera do atletismo, pra eles tenham um bom desempenho. Vc professor é um excelente profissional. “Abraço meu amigão”

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