Meditação em movimento

O objetivo, a prática, o entusiasmo conduz a vitória

Em 2006 no meu aniversário, fui presenteado pela Monja Coen com o livro Viva Zen – reflexões sobre o instante e o caminho (Editora Publifolha) que veio assinado com a seguinte mensagem: “Viva Zen e toda a Terra corre em cada passo o Universo corre em cada passo”.

Mãos em Prece, Monja Coen (missionária oficial da tradição Soto Shu Zen-budismo).  A Monja Coen é a idealizadora da “Caminhada Zen”.

Meditação em movimento

Ser Zen não é estar à toa, sem fazer nada. Ser Zen é estar presente. Ativo. Participativo. Compromissado. A prática do Zazen (meditação) é como o treinamento de um maratonista. Exige disciplina diária, paciência, persistência. Quando vem o cansaço no quilometro 30, temos que tirar uma força extra de dentro e seguir em frente. Até a linha de chegada. Ter um objetivo definido – é essa força que faz com que você não pare no meio do caminho. O objetivo, a prática, o entusiasmo conduz a vitória.

O correr zen é observar a sua respiração, os movimentos do seu corpo, o pulsar ritmado do seu coração, sentir a brisa, observar o nascer-do-sol, o canto dos pássaros, as folhas caindo das árvores. Essa é uma forma de meditação em movimento.

Avatar

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Mais Categorias

O que andam falando…