Atletismo Corrida de Rua Corrida Internacional de São Silvestre

Corrida de rua

Corrida do Centro Histórico de São Paulo

Faça da corrida um esporte seguro

A corrida de rua é uma das provas do atletismo que mais cresce no mundo, e não é por ser qualificada como tal que tem que ser praticada somente na rua.
Todo e qualquer esporte deve ser praticado com segurança para que traga benefícios para a saúde do praticante.
Atualmente, no mundo existem milhões de corredores que participam das provas pedestres nas mais variadas distâncias, diversas associações de corredores, e empresas de organização de eventos esportivos que reúne em muitas das competições, um público de até 100 mil corredores, como é o caso de uma prova de 12 K realizada anualmente em São Francisco, nos Estados Unidos.

Agora que esta chegando a corrida mais popular de nosso país, é comum vermos pelas ruas (literalmente na rua) vários corredores desafiando o espaço com os carros, ônibus e motos.

O corredor é um alvo fácil para os motoristas, que às vezes nem sequer percebe ao seu lado uma moto, ou ciclista, que dirá um pedestre desprotegido.
Seguindo os conselhos da engenharia de tráfico, as vias públicas são destinadas para veículos automotores (extremamente correto) e, os pedestres quando tem a necessidade de cruzar estas vias, devem se utilizar das faixas exclusivas para pedestres (evitando possíveis atropelamentos).
Hoje em São Paulo, morrem mais de 10 pessoas atropeladas por dia. Procure correr em locais que ofereçam segurança: como parques, centros esportivos, à beira mar (desde que a praia seja plana e não inclinada para evitar lesões nos joelhos e coluna).

Para se tornar um excelente correr de provas pedestres, não é necessário treinar todos os dias nas ruas, vejam, por exemplo, o queniano Paul Tergat, ex-recordista mundial da maratona e pentacampeão da São Silvestre (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000), a maioria de seus treinos eram realizados em trilhas na floresta e pista de atletismo (os treinos específicos de velocidade), em rua sua participação se restringe somente as competições.
Outro exemplo é o mexicano naturalizado americano e bi-campeão da São Silvestre Arturo Barrios (1990 e 1991), que mora e treina em Bolder no Colorado, uma região montanhosa que favorece na preparação de atletas de longa distância. Arturo Barrios era um especialista em corridas de rua, que se tornou recordista mundial dos 10 mil metros em pista, com o tempo de 27min08, média de 2min43 por quilômetro.

 

Sobre o autor

Wanderlei Oliveira

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.