Wanderlei Oliveira

Coronavírus e o esporte

CUIDADOS BÁSICOS E DICAS GERAIS PREVENTIVAS AO CORONAVÍRUS (COVID-19) PARA A PRÁTICA ESPORTIVA:

1- São importantes para a continuidade e benefícios durante os treinamentos: um programa regular e bem elaborado com cargas moderadas ao redor de 30 a 40 minutos, para possibilitar uma maior proteção e fortalecer o sistema imunológico, pois neste momento, treinos extenuantes e de longa duração podem comprometer a imunidade;

2- Ter atenção para alimentação adequada não realizando dietas sem orientação de um nutricionista;

3- Hidratação diária e durante os treinos, tendo uma ingesta de líquidos antes, após e principalmentedurante a prática dos exercícios;

4- Buscar uma recuperação imediata através do descanso e reposições imediatas de carboidratos e proteínas e ter um sono reparador, promovendo assim, os efeitos desejáveis do treinamento;

5- Proteja-se na presença de pessoas que estejam espirrando ou tossindo e aconselhe esta pessoa a utilizar uma máscara;

6- Evite multidões e locais fechados com aglomeração de pessoas. As gotículas podem se depositar em aparelhos e objetos como maçanetas, corrimão, toalhas, copos, canetas, etc. Caso tenha contato com esses objetos lave bem as mãos e não leve-as aos olhos, boca e nariz;

7- Lave as mãos e o rosto várias vezes ao longo do dia, intensificando os cuidados com a higiene;

8- Para amenizar possíveis contatos e contágio tudo o que precisar tocar (botão de elevador, transporte, supermercados,…) toque com sua mão NÃO dominante!!!. A probabilidade de você levar a mão no rosto com a canhota é muito menor do que com a destra e vice-versa;

9- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos NÃO lavadas;

10- Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor pratiquem uma boa conduta respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço descartável quando tossir ou espirrar. Em seguida descarte o lenço usado imediatamente;

11-Manter ambientes bem ventilados e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas ou toalhas.

Com estas orientações você protege as pessoas ao seu redor e contribui para evitar a disseminação do COVID-19.

DR. ROGÉRIO NEVES
MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE

www.sportslab.com.br

Médico com Especialização em Medicina do Esporte e Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina. É membro do American College of Sports Medicine e Sócio Diretor da SportsLab – Clínica de Medicina do Exercício e do Esporte, localizada em São Paulo. Foi Médico Fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol conquistando as Medalhas de Prata nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Londres 2012 e Campeão Mundial Sub 20 – FIFA Colômbia 2011. No futebol profissional trabalhou nas equipes do Santos F.C., São Paulo F.C., Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense Football Club e Associação Portuguesa de Desportos.


Maratonista com participações em:

Santos (1986) – 4h 59min 57seg           Nova York (1997) – 4h 12min 43seg

Paris (1998) – 3h 44min 57seg               Nova York (1998) – 3h 49min 59seg

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

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Wanderlei Oliveira

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

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