Wanderlei Oliveira

Centro de excelência do atletismo

Foto crédito: Luiz Doro - Estádio Ícaro de Castro Mello - Ibirapuera - São Paulo
Foto crédito: Luiz Doro – Estádio Ícaro de Castro Mello – Ibirapuera – São Paulo

O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães foi inaugurado em 1974, destinado a prática de vários esportes: – atletismo, natação, basquete, vôlei, esgrima, judô e tênis.
Desde então, já foi palco de grandes eventos internacionais: Campeonato Mundial Militar de Atletismo (1980), Campeonato sul-americano de Atletismo (1982), Meeting de Atletismo (1985, 1986 e 1987), Gran Prix Mobil de Atletismo (1988 e 1989), e diversos torneios de natação.

O Ginásio do Ibirapuera foi inaugurado em 1957, idealizado pelo atleta e arquiteto Ícaro de Castro Mello (que empresta seu nome ao estádio de atletismo), estádio com capacidade para treze mil pessoas.
Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, composto de uma piscina olímpica, tanque de saltos e quatro piscinas para aprendizado, com capacidade para cinco mil espectadores.
Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro para três mil pessoas e, o Palácio do Judô com capacidade para quinhentas pessoas

Foto crédito: Vinicius Nicoletti - Professor Manoel Antonio de Toledo Pires
Foto crédito: Vinicius Nicoletti – Professor Manoel Antonio de Toledo Pires

Em 1974, o então governador do Estado de São Paulo, Laudo Natel, inaugurou a pista de atletismo do complexo esportivo. Tivemos o privilégio de estreiá-la, no ano em que foi criada a primeira equipe de atletismo do Ibirapuera, comandada pelos professores Manoel Antônio de Toledo Pires e Massao Tateishi (meus técnicos), ainda hoje atuantes em Campeonatos.

O Estádio Ícaro de Castro Mello é um patrimônio do esporte!

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Mais Categorias