Você vai correr a Maratona da São Silvestre?

Foto crédito: Miguel Brito - SESC Bom Retiro - São Paulo
Foto crédito: Miguel Brito – SESC Bom Retiro – São Paulo

Com certeza você já deve ter ouvido esta pergunta.

A maratona virou sinônimo de desafio, mas, quando usamos a palavra maratona é referente à prova olímpica mais longa, difícil e emocionante realizada nos Jogos Olímpicos. Devido a sua importância histórica, a Maratona costuma abrir ou encerrar os Jogos Olímpicos.
Vale lembrar que a São Silvestre em sua 95ª. edição é a corrida de maior tradição em nosso país, e que a partir de 1991, seguindo normas da IAAF (Federação Internacional de Atletismo), passou a ser realizada na distância oficial de 15 km – porém, não é uma maratona.
A Maratona surgiu com um herói grego que, segundo a lenda, sacrificou sua vida para percorrer os 40 Km entre as cidades de Maratona e Atenas (Grécia). O corredor em questão era Pheidíppides que correu a distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 a. C (várias vezes).
A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896, no percurso original e seu vencedor foi Spiridon Louis, com o tempo de 2h58min50, fazendo a média de 4min28 por quilômetro.

A razão dos 42.195 metros.
Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo Windsor com chegada no Estádio White City, o percurso da maratona foi alterado. Em 1908 nos Jogos Olímpicos de Londres, o comitê organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que continua até hoje.
Atualmente, a maratona se firma cada vez mais como um acontecimento esportivo das grandes cidades. Além de ser a prova clássica dos Jogos Olimpicos, ela fixou seu templo sagrado na cidade de Nova Iorque onde, a partir de 1970, ela pára o trânsito e leva milhares de pessoas às ruas, que vibram pelos “desafiantes”.
Hoje nos Estados Unidos, são realizadas em média 27 maratonas por mês (concentradas aos sábados e domingos), quase que uma por dia.

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…