Atletismo

Parque do Ibirapuera completa 65 anos

Foto crédito: Renan Bossi - Parque do Ibirapuera - Vem Junto - NRC
Wanderlei Oliveira
Escrito por Wanderlei Oliveira


O Parque do Ibirapuera em São Paulo é uma das maiores áreas verdes da capital e a preferida do paulistano para a prática da caminhada e corrida.

Na época da colonização o Parque do Ibirapuera foi uma área alagadiça que abrigava uma aldeia indígena. Na língua tupi, ibirá significa árvore e puera, o que já foi: – árvore apodrecida.
Na década de 20, o prefeito da cidade de São Paulo, José Pires do Rio, pensou em transformar o local em um parque como o Bois de Boulogne em Paris na França, o Hyde Park em Londres na Inglaterra e o Central Park em Nova Iorque nos Estados Unidos. Manuel Lopes de Oliveira o “Manequinho Lopes”, um apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos com objetivo de drenar o terreno e eliminar o excesso de umidade.

Inaugurado no dia 21 de agosto de 1954 no IV Centenário de São Paulo, foi lá que meus pais Olavo de Oliveira e Tereza Campos de Oliveira se conheceram. A área total é de mais de 1,5 milhão de metros quadrados de verde. Projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx. Várias atrações podem ser acompanhadas no Museu de Arte Moderna, Planetário, Pavilhão da Bienal, Pavilhão Japonês e Museu Afro Brasil.

Foto crédito: Pedro Cristales (@el_cristales) - Cardeal-do-nordeste - Ibirapuera

Foto crédito: Pedro Cristales (@el_cristales) – Cardeal-do-nordeste – Ibirapuera

Mais de cem espécies de pássaros são encontradas no Parque do Ibirapuera

A Prefeitura de São Paulo em parceria com a Nike revitalizou vários espaços esportivos e foram criadas sinalizações de percursos para caminhada e corrida. O trajeto de cor verde possui 1.500 metros e de cor laranja, 3.000 metros. É só seguir as marcações e bons treinos.

Vem junto!


Sobre o autor

Wanderlei Oliveira

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.