Meditação

Foto crédito: Giovana Pinheiro (@giapinheiro)

Nas décadas de 1960 e 1970 a prática do Yoga começou a se popularizar no Brasil em especial nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 1979, um amigo corredor fazia parte do Movimento Hare Krishna, criado pelo mestre hindu, Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que em 1965 foi para os Estados Unidos e começou a divulgar entre os jovens que se interessaram pelo novo modo de vida simples, que propagava a liberdade, a paz, o amor, e o respeito por todos os seres vivos.

Nessa época era comum vermos no centro de São Paulo vários adeptos da filosofia hindu oferecendo livros com pequenas doações e convidando para conhecer a sede no Bairro da Liberdade onde os visitantes recebiam uma refeição macrobiótica e os ensinamentos espirituais seguido da prática da meditação.

Foi nessa ocasião que comecei a usar meditação consciente diariamente como parte do treinamento. Consciente porque de alguma forma já usava a meditação, mas sem saber exatamente os benefícios e o por que de usá-la. No início da prática não conseguia ficar quieto, sentado, relaxado. O corpo doía e a mente divagava com milhares de pensamentos ao mesmo tempo. O meu guia, um Guru que transmitia seus ensinamentos aos seus discípulos pedia para relaxarmos e nos concentrar somente na respiração, que com a prática aprenderíamos a acalmar a mente. Pratiquem, dizia ele todos dias!

A meditação da respiração é uma das mais simples e mais usadas em quase todas as religiões e tradições espirituais há milhares de anos.

Como praticante da corrida desde 1965 e da meditação desde 1979, percebi que a conexão é benéfica em ambas situações. Correr em contato com a Natureza observando os ciclos que ela oferece é uma forma de meditação ativa. Meditação essa que transfiro para as provas que faço em especial a Maratona que chego entrar em estado Alpha, onde o corpo fica totalmente relaxado. O cérebro fica concentrado no momento presente!

A meditação para mim é um momento onde me conecto com meu Eu interior.

Meu ritual meditativo começa às 4 horas da manhã com a Saudação ao Sol, sequência de 12 posturas, asanas do yoga que oxigenam as células do corpo e ativam a corrente sanguínea. Logo em seguida sento na postura meditativa por 18 minutos com as pernas flexionadas, a coluna ereta, as mãos sobrepostas, mudra cósmico (dedos sobre dedos com os polegares levemente se tocam e as mãos formam uma concha). Na meditação nós obtemos energia que aumenta a força do nosso corpo, mente e abre a porta para o sexto sentido.

A energia obtida através da meditação nos deixa relaxados, saudáveis e felizes.

A meditação é uma jornada em direção ao seu Eu interior. Na meditação conscientemente viajamos do corpo para a mente, da mente para o intelecto, do intelecto para o Eu interior.

Durante a meditação temos que parar todas as funções do nosso corpo e mente que são os movimentos corporais, ver, falar e pensar. Podemos meditar em qualquer lugar, desde que se sinta confortável. Feche os olhos, não fale nenhum mantra, apenas relaxe. Na postura sentada no chão, circuitos de energia se formam e dão maior estabilidade. Os olhos são portas da mente, mantenha-os fechados. Cantos com mantras ou qualquer conversa interna ou externa são atividades da mente. Quando o corpo relaxa a consciência viaja para a próxima zona, mente e intelecto. Para transcender a mente e o intelecto, nós temos que observar a respiração. Deixe que a inalação e a expiração ocorra naturalmente. Este é o segredo da meditação – o caminho!

Quanto mais meditamos, mais Energia Cósmica recebemos!

Depois da meditação faço um leve desjejum com o suco antioxidante e saio para correr às 5 horas da madrugada. Corro em média por 60 minutos em contato com a Natureza e aproveito o silêncio e a paz do lugar para me conectar novamente e entrar em meditação contemplativa.

A meditação acalma meus pensamentos, minha respiração é mais natural, ritmada. A freqüência cardíaca diminui, o sangue circula mais forte nas veias. Harmonia, equilíbrio, paz, saúde, energia são os principais benefícios que me trás a meditação.

Efeitos terapêuticos: diminui os resfriados, dores de cabeça, redução da hipertensão, controle e recuperação do estresse, diminui os níveis de ansiedade, melhora o relaxamento.

Para os corredores, a meditação ajuda na concentração e é excelente na recuperação pós treinos e competições.

Recomendo a meditação para todos, em especial aqueles mais agitados!

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…