Dia Internacional da Menina

Foto crédito: NIKE

NIKE CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MENINA COM HISTÓRIAS INSPIRADORAS 

Com ação nas redes sociais de atletas de elite, a marca chama atenção para a importância do incentivo ao esporte para as meninas 

Usar o Dia Internacional da Menina, comemorado pela ONU – Organização das Nações Unidas em 11 de outubro, para reforçar a importância do incentivo à prática de esporte entre as meninas. Este é o objetivo de uma ação que a Nike está promovendo nas redes sociais – entre os dias 09 e 11 de outubro – com o apoio de atletas de elite e que reforça a necessidade do combate às barreiras culturais, sociais e econômicas que as afastam do esporte. Estudos mostram que a taxa de meninas que praticam atividade física é muito mais baixa do que a de meninos, e além de começarem a se envolver no esporte mais tarde, elas têm uma tendência duas vezes maior a abandoná-lo.  

“Sabemos que as meninas são feitas pra jogar. A questão é que temos que sim mudar as regras do jogo, e não mudar as meninas. Dessa forma, a Nike está ajudando a criar igualdade no esporte para as meninas (e mulheres), escutando o que elas têm a dizer, apoiando soluções que atendem diretamente a elas e investindo, junto com nossos parceiros, em treinamentos inclusivos e em programas por meio do nosso compromisso Feito Pra Jogar ”, afirma Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Nike do Brasil.

Para ajudar a mudar esse cenário, alguns atletas de elite apoiados pela marca, como a skatista Pamela Rosa, a jogadora de vôlei Fernanda Garay, os jogadores de futebol Andressa Alves e Philippe Coutinho, e a jogadora de basquete Damiris Dantas, vão utilizar suas redes sociais, entre os dias 9 e 11 de outubro, para reforçar a importância do incentivo ao esporte para as meninas. Além disso, no dia 11 de outubro, vão divulgar, juntamente com a Nike, uma ação na qual os usuários do aplicativo NRC (Nike Running Club) que correrem mais de 1 km poderão desbloquear um selo especial em apoio às meninas de todo o mundo.  

E para ampliar ainda mais a voz da nova geração de atletas que tiveram as suas vidas transformadas por meio do esporte, as histórias inspiradoras de algumas meninas que fazem parte dos projetos de algumas das instituições apoiadas pela Nike, como o Projeto Vida CorridaInstituto Bola Pra FrenteONG Social SkateInstituto Janeth Arcain e Instituto Esporte & Educação, serão contadas nas redes sociais dos atletas.

Uma das histórias contadas nas redes sociais dos atletas é da Anna Julia, que faz parte do Projeto Vida Corrida, apoiado pela Nike desde 2009. “Tudo começou como uma brincadeira de correr, e hoje em dia virou um grande sonho de me tornar uma atleta profissional, competir na Olimpíada e levar o projeto Vida Corrida comigo, que foi onde tudo começou”, comenta a atleta de 12 anos, que é a única menina do projeto que também faz parte da equipe do Centro Olímpico de São Paulo.  

“Descobri há algum tempo que antigamente as mulheres eram proibidas por lei de jogar futebol. Como assim? Futebol é para todo mundo, não é para um gênero”, destaca Letícia, de 15 anos, que faz parte do Instituto Bola pra Frente – outra ONG apoiada pela Nike há mais de 10 anos. Ela, que também está entre os vídeos inspiradores divulgados nas redes sociais dos atletas, conta que o esporte trouxe diversos aprendizados para a sua vida, como respeito, disciplina e dedicação.  

Reinventar o esporte para meninas faz parte do compromisso Feito Pra Jogar da Nike em levar as crianças a praticar esportes, de modo que elas possam ter uma vida mais saudável, feliz e bem-sucedida. Para contribuir com experiências positivas com esporte e atividade física para meninas, neste ano, a Nike também preparou um guia com boas práticas de inclusão e incentivo para que meninas pratiquem e continuem praticando esportes. Na versão do material para o Brasil, o guia traz exemplos locais de ONGs parceiras como forma de inspirar outras organizações e atletas. 

O compromisso da Nike no Brasil, assim como o Guia voltado a educadores e familiares de como fazer meninas jogarem e continuarem jogando, está disponível na página www.nike.com.br/feitaprajogar .

 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA   
 

Avatar

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Mais Categorias

O que andam falando…