Na fase de preparação específica do treinamento, são enfatizadas todas qualidades de um atleta. O principal objetivo é preparar o organismo para suportar a intensidade das competições.
O “interval-training”, é um método de treinamento idealizado pelo técnico alemão Woldemar Gerschller, em 1939.
No ano de 1952, Gerschller e o fisiologista também alemão Herbert Reindell formulam a concepção científica de treinamento intervalado.
As distâncias escolhidas eram de 100, 200 e 400 metros com tempos preestabelecidos, que eram realizadas em pista de atletismo, o intervalo entre as repetições não ultrapassavam aos 90 segundos de pausa ativa (caminhada ou corrida lenta).
Este método é utilizado para desenvolver a resistência anaeróbia, resistência aeróbia, resistência muscular localizada, velocidade de deslocamento e força explosiva. É um treino que exige o máximo do praticante. Por isso, não é recomendado fazer esse trabalho sem uma “base” mínima adequada.
Os riscos de contusão são muitos. Principalmente quando não há um planejamento estratégico, estabelecido por um técnico com experiência comprovada. Existe o momento certo para esse tipo de trabalho.
O primeiro brasileiro a utilizar este método foi Edgard Freire, quando estabeleceu o recorde brasileiro dos 5.000 metros nos anos 1950, abaixo dos 15 minutos.
Adicionar comentário