Maratona Internacional de São Paulo

Maratona Internacional de São Paulo

Domingo será dia da Maratona Internacional de São Paulo. Em sua 27ª edição, a prova reunirá milhares de corredores para um percurso de 42 km, com largada e chegada no Ibirapuera, ao lado do Obelisco. Primeira maratona no Brasil e única de São Paulo com Selo World Athletics e integrante do ranking Abbott World Marathon Majors para atletas na faixa etária 40 + (masculino e feminino) inscritos na maratona. A prova ainda terá outras três distâncias em sua programação – 5 km, 10 km e 21 km, atendendo aos corredores de diferentes níveis e objetivos. A largada será a partir das 6h10 – detalhes completos no site oficial – e terá transmissão ao vivo pelos canais do Youtube da Yescom e Olympikus, além da TV Brasil.

A programação de entrega de kits termina neste sábado, no Ibirapuera, no PACUBRA – Pavilhão das Culturas Brasileiras. A entrega será das 8h30 às 17h, lembrando que não haverá entrega de kit no dia da corrida e nem após a realização da mesma. O acesso à EXPO para quem for a pé será pelo portão 10. Já para quem preferir ir de carro, há o estacionamento (pago) no Ibirapuera pelo Portão 3, mas com vagas limitadas.

A briga pelo primeiro lugar da Elite reunirá destaques de quatro países. No masculino, as atracões do exterior são o etíope Tilahun Abebaw Nigussie, atual campeão da prova, o queniano Vestus Cheboi Chemjor, vice nas Dez Milhas Garoto do ano passado, e o ugandense Simon Ayeko, sexto na Maratona de Praga 2019.

Entre os brasileiros, destaque para Giovani dos Santos, seis vezes campeão da Volta Internacional da Pampulha e que no ano passado venceu as Dez Milhas Garoto e a Meia Maratona Internacional de Guarulhos; Alessandro de Souza, campeão da Meia Maratona das Cataratas do ano passado; e Edmilson dos Reis Santana, vice-campeão da Meia Maratona de Belo Horizonte 2022.

No feminino, brigarão pelo título as etíopes Yadeni Weltj, vice-campeã da Maratona do Rio de Janeiro e terceira colocada na Dez Milhas Garoto, ambas em 2022 e, Mabre Degefa; além das brasileiras Marlei Willers, campeã da Maratona de Curitiba 2022 e dos 21 km na Maratona de São Paulo 2022; e Renata Moreno dos Santos, top 5 na Meia Maratona de São Paulo.

Atrações e serviços

Entres as atrações deste ano estão uma premiação diferenciada para a Elite, masculino e feminino, diretamente proporcional ao tempo obtido, variando de entre 7 e 60 mil Reais de acordo com a marca estabelecida e uma provável quebra de recorde. Detalhes sobre a divisão de prêmios também estão no site oficial. Vale ressaltar que as premiações por Meta Atingida e por Quebra de Recorde não são cumulativas.

Já para os amadores há o retorno a premiação para Faixa Etária. Os três primeiros de cada faixa, oficialmente inscritos e que tiverem seu resultado publicado no site do evento, receberão além da medalha de participação um troféu. O item explicando detalhadamente o procedimento para solicitar seu troféu após a prova também está no site.

A organização disponibilizará uma variada opção de serviços, que acontece já a partir da retirada do kit no PACUBRA e se estenda até ao dia da prova, com staff, equipe médica e total segurança. Haverá, ao longo do percurso da maratona, 15 postos de apoio, além da chegada/largada, com hidratação, posto médico e banheiros. Ainda estarão à disposição, isotônico, torrone e barra de cereal em postos específicos, além de guarda-volume na largada/chegada e lanche ao fim de cada prova. Detalhes completos, inclusive das demais distâncias, estão no site oficial.

Abbott WMM Wanda Age Group World Rankings 5ª Edição

Os inscritos para realizar o percurso maratona participarão do Abbott WMM Wanda Age Group World Rankings, que engloba mais de 350 corridas de qualificação nas quais atletas em nove faixas etárias distintas podem competir em maratonas em todo o mundo para obter uma classificação global. As faixas etárias masculino e feminino são 40-44 / 45-49 / 50-54 / 55-59 / 60-64 / 65-69 / 70-74 / 75-79 / 80+.

Para o ranking de 2023, a Abbott WMM Wanda Age Group World Rankings está com um novo formato no qual os atletas serão classificados de acordo com seu tempo mais rápido em um evento classificatório. Qualquer atleta que atingir o Tempo de Qualificação Automática para sua faixa etária receberá um convite imediato para o Campeonato Mundial de Grupos de Idade Abbott WMM Wanda de 2024.

Os corredores que não atingirem o Tempo Automático de Qualificação ainda terão a oportunidade de receber um convite para entrar no Campeonato Mundial Abbott WMM Wanda Age Group de 2024, dependendo do local e do número de atletas que atingirem o tempo de qualificação. Para receber um convite, os corredores devem estar registrados no Abbott WMM.com.

A data, local e maiores informações sobre o Campeonato Mundial Abbott WMM Wanda Age Group de 2024 serão anunciados no site https://www.worldmarathonmajors.com/rankings/how-it-works. Para acompanhar sua categoria (AGE GROUP) e os resultados atualizados do ranking com a pontuação dos líderes das faixas etárias, visite o link a seguir: https://www.worldmarathonmajors.com/rankings.

A 27ª MARATONA INTL DE SÃO PAULO – SAO PAULO INTL MARATHON tem organização e realização da Yescom, com patrocínio de Comgas, Olympikus, Assaí, Drogaria São Paulo e Smart Fit, patrocínio especial de 3 Corações e PowerAde. A rádio oficial é a Transamérica, o hotel oficial é o Intercity Ibirapuera e a transportadora oficial é a Águia Branca. O apoio é de Cosan, Montevérgine, Dois Cunhados, Movida, Itambé, Bendita Cânfora, Mantiqueira Brasil, Polpa Norte, Ama, Espaço Laser e Mate Leão. O apoio especial da Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEME) e Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo. A supervisão é da FPA, CBAT, World Athletics e AIMS.

Mais informações no site oficial, www.maratonadesaopaulo.com.br

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…