Estado de alerta


Cuidado para não entrar em fadiga


Se você anda cansado, sem vontade para encarar a semana de treinamentos e com dores musculares além do normal, cuidado! Seu corpo pode estar entrando em estado de alerta.

Fique de olho nas dicas a seguir para não correr esse risco.

• Seja realista e não treine além da sua capacidade. Correr com algum amigo mais rápido do que você pode ser gratificante, mas será que você não está forçando demais?

• Procure restringir os treinos de velocidade (tiros) a no máximo uma vez por semana e tenha o cuidado de não antecipar a pausa antes das repetições.

• Limite o treino pesado a somente duas vezes por semana. E adquira o hábito de incluir depois de um treino forte sempre dois de corrida leve ou até mesmo uma atividade recreativa na água.

• Não faça mais do que um treino longo no intervalo de uma semana e, quando participar de uma competição, espere pelo menos umas três semanas para correr uma outra prova.

• Controle sempre sua freqüência cardíaca em repouso. Se estiver pelo menos de 5 a 10 batimentos mais alta do que o normal, é hora de descansar.

• Não é preciso treinar todos os dias. Por isso, no seu planejamento inclua pelo menos dois dias de descanso, para que sua musculatura se recupere adequadamente.

Fisioterapia preventiva também irá ajudá-lo a se recuperar mais rápido.

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…