Atletismo Corrida de Rua

Estado de alerta


Cuidado para não entrar em fadiga


Se você anda cansado, sem vontade para encarar a semana de treinamentos e com dores musculares além do normal, cuidado! Seu corpo pode estar entrando em estado de alerta.

Fique de olho nas dicas a seguir para não correr esse risco.
• Seja realista e não treine além da sua capacidade. Correr com algum amigo mais rápido do que você pode ser gratificante, mas será que você não está forçando demais?
• Procure restringir os treinos de velocidade (tiros) a no máximo uma vez por semana e tenha o cuidado de não antecipar a pausa antes das repetições.
• Limite o treino pesado a somente duas vezes por semana. E adquira o hábito de incluir depois de um treino forte sempre dois de corrida leve ou até mesmo uma atividade recreativa na água.
• Não faça mais do que um treino longo no intervalo de uma semana e, quando participar de uma competição, espere pelo menos umas três semanas para correr uma outra prova.
• Controle sempre sua freqüência cardíaca em repouso. Se estiver pelo menos de 5 a 10 batimentos mais alta do que o normal, é hora de descansar.
• Não é preciso treinar todos os dias. Por isso, no seu planejamento inclua pelo menos dois dias de descanso, para que sua musculatura se recupere adequadamente.

Sobre o autor

Wanderlei Oliveira

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.