Emil Zatopek, a locomotiva!

XV Jogos Olímpicos - Helsinque - Finlândia - 1952 - Emil Zatopek
XV Jogos Olímpicos da Era Moderna – Helsinque – Finlândia – 1952 – Emil Zatopek

Duro no treino, fácil na prova!

Assim dizia o tcheco Emil Zatopek, campeão da São Silvestre em 1953, medalha de ouro nos 5.000 metros (14min06), 10.000 metros (29min17) e na maratona (2h23min04) nos Jogos Olímpicos de Helsinque na Finlândia em 1952, aos 30 anos de idade, único atleta na história a vencer as três provas em uma mesma Olimpíada, além de ser o recordista mundial em mais de vinte ocasiões.

Muita coisa mudou nos últimos 30 anos no que diz respeito à tecnologia como auxílio ao treinamento e competições. Mas, a essência dos resultados nas provas é baseada nos princípios naturais: – do treinamento diário com volumes de treino em locais que favoreçam o aumento da taxa de hemoglobina (glóbulos vermelhos) responsável pelo transporte de oxigênio e conseqüentemente maior energia e desempenho nas provas de longa duração; além do treino técnico em pista de atletismo para aprimorar a resistência a velocidade.

No livro “Correr” de Jean Echenoz (Editora Objetiva), narra à trajetória do atleta, que mudou a história das corridas de média e longa distância. Zatopek era conhecido como “Locomotiva”.

“Se você quer correr, corra uma milha. Se você quer experimentar outra vida, corra uma maratona.” Emil Zatopek

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…