A maratona mais antiga do mundo, na sua edição 128!
Para poder estar entre os 30 mil corredores inscritos na Maratona de Boston, é preciso se qualificar em maratonas oficiais no ano anterior. Comprovar o resultado, caso contrário, não será aceito a participação.
Nos anos 1970 e 1980, o grande destaque das corridas de rua foi Edson Bergara. Conquistou mais de 2 mil troféus. Era imbatível nas corridas do interior de São Paulo. Foi o primeiro brasileiro a se destacar em maratonas internacionais. Em 1981, correu a Maratona de Boston e New York, onde estabeleceu seu melhor resultado na época, com 2h15, chegando na 23a. colocação.
O primeiro executivo a participar da Maratona de Boston foi Antônio Carlos Fiore: “treinei muito e na terceira segunda-feira do mês de abril (Dia dos Patriotas) estava pronto para dar a largada junto com corredores de bom nível do mundo todo. Corri o tempo todo pensando nas famosas colinas que existem após o quilômetro 30. Quando me dei conta já havia passado por elas que não são tão assustadoras quanto pintavam. Terminei muito feliz repetindo o tempo de qualificação: 3h06min. Voltei para casa com o pensamento voltado para a prova do ano seguinte, pois a experiência havia sido muito boa. Treinei com muito afinco e em abril de 1.995 estava outra vez pronto para a largada. Dessa vez a prova me pareceu mais fácil ainda. Corri concentrado, porém relaxado, o tempo todo, pois sabia que faria um bom tempo. Afinal o treino que havia sido feito me dava a segurança para pensar dessa forma. Dito e feito completei o percurso em 2h55min. Vale dizer que esse foi o último ano que a maratona de Boston foi realizada sem o uso do “chip”, então esse resultado foi o tempo total gasto para completar o percurso. Segundo os organizadores, os corredores que largaram na mesma baia que eu devem ter perdido em média 1’30” até cruzar a linha de largada”, relatou Fiore.
Para o narrador e historiador Álvaro José do BANDSPORTS, Boston é a Rainha da Maratonas: é a segunda mais antiga perdendo para Athenas 1896 sendo apenas um ano mais nova.
Em 2011, Geoffrey Mutai do Quênia correu em 2h03min02seg, o tempo não foi homologado por ser considerada uma prova “em descida”, a diferença topográfica entre a largada e chegada são de 150 metros. Em 1967 Kathy Switzer foi a primeira mulher inscrita na prova e a completou. Durante o percurso Jock Semple um dos organizadores da prova tentou arrancar o número de Kathy e foi afastado por outros corredores. Katy Switzer, em 2017 participou da prova comemorando os 50 anos de seu feito histórico. Também foi na Maratona de Boston que, em 2013, ocorreu um atentado a bomba.
“O evento tem uma participação gigantesca de público da ordem de 500 mil pessoas um dos maiores do mundo”, lembrou Álvaro José.
No ano passado, os vencedores foram atletas do Quênia, Evans Chebet com 2h05min54seg e Helen Obiri com 2h21min38seg.
Evans Chebet, será o número 1, em busca do bi campeonato; o número 2 será o etíope Sisay Lemma, que tem como melhor resultado 2h01min48seg.
Entre as mulheres, Helen Obiri também corre com objetivo do bi campeonato, suas principais rivais serão as etíopes Tadu Teshome e Hiwot Gebremaryam, ambas com 2h17min como melhor resultado.
Adicionar comentário