Haja asfalto!
1032 dias separam o dia 27 de novembro de 2019 até o dia 24/09/2022.
A primeira data foi quando recebi a incrível notícia de que havia sido sorteado para minha primeira major (hall das 6 maiores maratonas do mundo), a grandiosa Maratona de Berlim em 2020.
A segunda data foi a véspera da maratona em 2022.
Foi uma longa jornada até aqui e sabemos que muitos fatos importantes aconteceram neste período. Uma coisa não mudou, o meu sonho de correr a prova em Berlim e o foco dos treinos para o dia em que esta prova voltaria a acontecer. E esse dia chegou.
Uma jornada maravilhosa de 9.073 km quilômetros percorridos nesses quase 3 anos, felizmente sempre em evolução e sem qualquer lesão.
Nos últimos 3 meses, já com a maratona em vista, foram 1.137 km de treinos direcionados para o objetivo na Alemanha. Seja no asfalto, esteira, pista ou grama, três tênis em especial me acompanharam demais nessa preparação. E é sobre eles que venho aqui compartilhar um pouco mais hoje.
ASICS NIMBUS 24
Mais confortável que ele impossível. Cabedal acolchoado e ótima respirabilidade. Uso de 2 a 3 vezes por semana nos treinos de rodagem, quando priorizo preservar a musculatura e aumentar o volume de quilometragem semanal sem estressar o corpo com uma intensidade maior. É um tênis mais macio do que responsivo, mas ele também responde bem se for necessário apertar um pouco mais o ritmo. É considerado uma lenda da marca e há 24 anos está entre as principais opções dos corredores.
O Nimbão 24 certamente será o seu parceiro para a maioria dos treinos. Ou até mesmo na academia e viagens pré-prova.
MAGIC SPEED
A surpresa mais positiva que tive esse ano. QUE TÊNIS ESPETACULAR. Reúne as principais tecnologias da ASICS, o que resulta em uma sensação de embalo e economia de energia. Sua primeira edição vinha com placa de carbono apenas na parte frontal do pé, mas a sua nova versão 2022/2023 vem com a placa inteira, o que gerará ainda mais resposta para ganho de velocidade. Tem sido meu tênis preferido para os treinos de tiro (seja na pista, asfalto ou na esteira), o que fiz muito durante este ciclo de treinos com o Wanderlei Oliveira (exemplo: 10 repetições de 1.000m na segunda + 20 repetições de 400 metros na quarta).
Em se tratando de competição, é uma ótima alternativa ao Metaspeed Edge+
METASPEED EDGE+
O melhor tênis de competição que já usei. Opção certa para o dia da prova. LEVE, MUITO LEVE. É o tênis que priorizo para os meus treinos longos e ritmados desde 2021. A confiança que tenho nele não está escrita. Estimo uns 15% de ganho em velocidade para uma mesma sensação de esforço. Tive resultados recentes incríveis com o Metaspeed e tenho total segurança de que ele entrega o melhor que posso esperar de um tênis: retorno de energia, encaixe perfeito no pé, leveza, respirabilidade, sem costura, máximo conforto considerando a intensidade de uma prova, além de lindíssimo. Definitivamente um FOGUETE nos pés!
Se você tem um grande objetivo de performance em vista, essa deveria ser a sua escolha de tênis. Do contrário, talvez não seja ainda o momento ideal de usá-lo.
Foi com este modelo que conquistei meu melhor resultado na distância de 42.195 metros na famosa Maratona de Berlim no domingo, dia 25 de setembro.
Saí de 3 horas e 7 minutos para 2 horas e 57 minutos. Sonho realizado de correr abaixo das 3 horas. Meu objetivo era correr no ritmo de 4 minutos e 12 segundos por quilometro; resultado final de 4 minutos e 11 segundos (2h57)!
O desafio continua, já tenho em mente as próximas provas para 2023, uma no primeiro semestre e outra no segundo!
Agradeço a todos que me acompanharam, torceram, incentivaram e apoio dos companheiros de treino e da ASICSFRONTRUNNER!
Gustavo Müller, 31, Engenheiro, Gerente de RH AMBEV de Florianópolis @gustavomulleroliveira
Adicionar comentário