Tríade da Mulher Atleta – Nutrição

Claudia Lopes Larroyd - 21K São Paulo
Claudia Lopes Larroyd – 21K São Paulo

A Tríade de Mulher Atleta (veja a primeira matéria no dia 21 de julho) tem chamado muito a atenção nos últimos meses, para compreender os pilares que sustentam este distúrbio e ajudar a esclarecer um pouco mais consultamos a Doutora Claudia Lopes Larroyd, nutricionista e atleta, para esclarecer sobre a importância da alimentação na vida da mulher atleta, uma vez que ela [a alimentação] é o combustível que faz com que o corpo, funcione com perfeição.

“Hoje as mulheres buscam perfeição, bumbum durinho, barriga seca, pernas torneadas…e esquecem que são mulheres. Hormônios femininos, pele flácida, poucos músculos, sensibilidade.
A internet e rede social estampam mulheres perfeitas, que na verdade não existem.
Somos enganadas, todas são imperfeitas. Muitas são mulheres com ângulos fotográficos favorecidos, plastificadas, anabolizadas, que utilizam substâncias hormonais ou métodos que fogem da vida saudável.
Temos que reconhecer que somos imperfeitas e buscar uma melhora saudável, dentro de um padrão sem neuras, restrições, sacrifícios e loucuras.”

A busca pelo corpo perfeito é uma doença, mulheres deixam de comer, fazem jejuns, dietas malucas, e o que acontece?
“Ganham desnutrição, flácidez, queda de energia, cansaço, anemia, infertilidade…
Mulheres com percentual de gordura abaixo do saudável desequilibram os hormônios, param de menstruar e muitas vezes ficam inférteis.
Acredito que tudo há um limite, buscar a beleza extrema pode não ser a melhor escolha. E como profissionais da saúde temos que alertar nossas pacientes mulheres.”

Aceitar nosso corpo e buscar mudanças saudáveis deve ser a prioridade.
“Os nutrientes da alimentação ajudam na regeneração das nossas 100 trilhões de células, principalmente quando pensamos em esporte.
A falta de nutrientes para regeneração muscular, óssea, tecido…causa lesão, fratura, queda performance.”


Temos que relembrar da importância da alimentação, nutrir o corpo!

“A moda é restrição, sendo que o ideal é o equilíbrio e moderação.
Necessitamos dos três macronutrientes (Carboidrato, Proteína e Gordura), Energia, Construção e Regulador.
Quando optamos pela restrição desequilibramos nossos hormônios, imunidade e metabolismo.
Esportes de endurance utilizam como substrato energético principal o carboidrato.”

A severa restrição irá trazer prejuízos à saúde.
“O profissional nutricionista ira adaptar as quantidades necessárias de cada nutriente para as necessidades fisiológicas, o esporte e objetivo de cada indivíduo, sem afetar o desequilíbrio do organismo.”

Nosso principal combustível, é o alimento!
“Uma vez restringindo o corpo de uma alimentação saudável, estamos também restringindo nosso corpo de responder naturalmente e de forma correta em sua melhor capacidade. Submetemos ao nosso corpo uma baixa estabilidade energética criando assim uma sequência de fatores negativos que impactam não somente no rendimento esportivo mas trazem graves consequências à saúde.”

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…