Foto crédito: Cadu Vigilia – NRC – Suellen Campana – PACER NRCSP
Com o número crescente de mulheres no esporte, especialmente, a corrida, tenho percebido o aumento do número de problemas “femininos”, no qual eu mesma me incluo.
Muitas mulheres, começam a praticar o esporte como qualidade de vida, em busca do peso, do corpo ideal, e no meio do caminho acabam se encantando com todo o contexto. Também, quem é que resiste? A vida muda!
Contudo, o correr, ou a prática esportiva não consiste apenas em calçar um tênis e sair por aí. Há de se ter um cuidado muito mais, consigo mesmo. Com a própria saúde.
Equilíbrio é a palavra de sucesso: Equilibrar a prática esportiva, a alimentação, a rotina, o descanso e consequentemente a saúde.
Em um desses desequilíbrios pode ser catastrófico na vida da mulher. E eu, descobri da pior maneira: na prática. Se você, assim como eu, fica (ou ficou feliz) com a irregularidade menstrual ou com amenorreia fique alerta!! O natural do nosso corpo é menstruar então, qualquer coisa que seja diferente disso: NÃO É NORMAL! E pode ser desastroso e causar problemas ósseos precocemente.
Existe um desequilíbrio em atletas que se chama TRÍADE DA MULHER ATLETA. Pouco se sabe sobre, mas acredito que muitas mulheres sofram desse mal.
A tríade consiste em: desordem alimentar, hormonal e óssea.
Então se você vive de dieta, pratica esporte intenso com regularidade, tem ciclo menstrual desregulado e “sofreu” com fraturas por estresse fique de olho.
Procure um ginecologista e faça acompanhamento com especialista direcionado para o esporte. Eles poderão te instruir melhor e darem um melhor direcionamento.
Fique alerta!
Suellen Campana, 33 anos, é publicitária e corredora amadora.
Adicionar comentário