A queniana Agnes Ngetich destruiu o recorde mundial feminino dos 10 km ao correr 28:46 nos 10 km de Valencia Ibercaja, na prova de rua do Selo Mundial de Atletismo, neste domingo (14), na Espanha.
A jovem de 22 anos se torna a primeira mulher a quebrar os 29 minutos na distância, melhorando em 28 segundos o recorde mundial anterior de corrida de rua estabelecido pela etíope Yalemzerf Yehualaw em Castellon, há dois anos.
A medalhista mundial de bronze de cross country Ngetich foi acompanhada na cidade costeira espanhola por seu compatriota Japheth Kipkemboi Kosgei e o primeiro recorde mundial caiu na metade quando Ngetich passou pelo posto de controle de 5 km em 14:13. Isso foi seis segundos mais rápido que o recorde mundial feminino alcançado em uma corrida de rua nos 5 km, estabelecida pela etíope Ejgayehu Taye em Barcelona, em 2021.
O tempo de 10 km de Ngetich também é mais rápido que o recorde mundial feminino de distância em pista, com o recorde mundial de 10.000m de Letesenbet Gidey em 29:01,03.
Emmaculate Anyango também ficou abaixo dos 29 minutos em Valência, marcando 28:57, conquistando o vice-campeonato, atrás da compatriota Ngetich.
“Estou muito feliz. Não esperava este recorde mundial”, disse Ngetich. “Eu vinha para melhorar meu tempo, pelo menos algo em torno de 29:14, mas estou feliz por ter batido o recorde mundial. Não esperava isso.”
A prova masculina foi vencida por Jacob Kiplimo, de Uganda, em 26:48.
Fonte: Tri Sport Magazine (Instagram: @trisportmagazine)
Adicionar comentário