A Duda é a minha filha do coração…
A gente se conhece há 15 anos, desde quando eu comecei a namorar a mãe dela e logo depois passamos a viver juntos. Sempre foi atleta: yoga, natação, musculação, surf… Nunca tinha corrido, mas nos últimos tempos eu estava vendo ela dar uns trotes na esteira da academia.
Há pouco mais de dois meses ela me chamou de canto e disse: “eu quero conversar com você… decidi me desafiar e correr 19 km quando eu fizer 19 anos, em janeiro e quero saber se você topa me acompanhar…”
Me sentindo honrado, topei na hora, afinal de contas, corrida é o meu esporte do coração. De imediato iniciamos um planejamento: formatamos uma planilha objetiva e combinamos de fazer os treinos mais longos juntos, aos domingos. E assim seguimos por alguns domingos, os dois empolgados e eu já pensando na logística do negócio rs. Introduzi gel, testamos o pre-treino e ela foi se comportando super bem nos treinos, mesmo no calor de Saara que faz no Rio em novembro e dezembro. Fim de treino, mergulho e café da manhã.
Mas aí entrou um “complicador” (que pra mim é “ajudador”): nosso desafio seria perto do aniversário dela quando estaríamos em Barcelona, durante as nossas férias. Europa em janeiro é inverno, Duda faria seu desafio em temperatura que nunca havia corrido antes, perto de 12 graus. Planejamos o percurso e partimos pra Europa.
Providenciamos roupas adequadas e saímos do hotel às 6 horas da manhã, bem escuro ainda. Seguimos com calma pelos Passeig de Grácia que tem um pequeno declive e logo chegamos às Ramblas já dentro do ritmo planejado.
Pegamos a direção de Praia de Barceloneta e seguimos no sentido Porto Olímpico. A idéia era bater 9,5k e voltar para completar os 19 km. Hidratação, gel de carboidratos e muitas, muitas fotos pelo caminho. Pra melhorar a situação havia um banheiro bem no meio do percurso, paramos na ida e na volta.
Tomamos as Ramblas novamente e já na Plaza da Catalunya fechamos os sonhados e planejados 19 km aos 19 anos. A vida é exatamente assim, feita de desafios, a Duda tirou de letra o seu porque não queimou etapas e foi determinada, como sempre.
Alexandre Roxo, maratonista, ciclista, consultor da RV Gestão (@alexandreroxo)
Adicionar comentário