No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
O time feminino brilhou no segundo dia de disputas dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024, na Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa. Atletas que estão convocadas para ir ao Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, de 6 a 8 de dezembro, em San Luis (Argentina), foram ao pódio nesta segunda-feira (25/11). Dentre elas, estavam Letícia Evelyn Lopes, campeã nos 400 m, Camila Ramalho de Campos, nos 800 m, Emily Mariana Santos da Silva, no lançamento do disco, e Nayane Isabel Braga, no pentatlo.
Nos 800 m, as vitórias em João Pessoa vieram com Camila Jessie Ramalho de Campos, de São Paulo (2.15.76) e Luan Gabriel de Castro dos Santos, do Rio de Janeiro (1.54.72). Camila, da Associação Esportiva Taubaté de Atletismo, está convocada para ir aos Jogos Sul-Americanos Sub-18, nos 800 m e 1.500 m.
“Quero agradecer ao meu treinador João (Joao Carlos Elisiário de Almeida) que me aguenta desde criancinha, quando eu tinha 7 anos e comecei no atletismo”, disse Camila, que acha mais fácil encarar as provas do meio-fundo do que as entrevistas pós-prova.
Nos 400 m, os campeões foram Letícia Evelyn Lopes, do Paraná, com 56.95, e Kevin Tobias Aguero, do Mato Grosso do Sul (48.32). Evelyn (IPEC Londrina) disputará os 200 m e os 400 m no Sul-Americano.
Emily Maria Santos da Silva, de 17 anos, atleta do Centro Olímpico, São Paulo, venceu o lançamento do disco (44,15 m), depois de não fazer uma boa marca na qualificação (31,73 m). A atleta que mora em Santana do Paranaíba, na Grande São Paulo, e se desloca diariamente para treinar na capital, comemorou muito o ouro. “Quero agradecer a Deus, minha família, ao meu técnico Abel (Abel dos Anjos Costa Aguiar) e ao Centro Olímpico. E dizer que a gente não deve desistir. Hoje, não fiz uma boa marca na qualificação, mas tive a oportunidade do ouro na final. E meus pais, que são a base de tudo, me acompanhando.”
Laura Fernanda Moraes Meira, de 16 anos, atleta da Prefeitura de Osvaldo Cruz, interior de São Paulo, foi a campeã do salto em distância, com 5,61 m (0.2 m/s). Treina com José Pedro dos Santos Neto e ganhou a medalha de prata na Gymnasíade este ano. “É uma conquista importante para o meu Estado e a minha cidade”, disse Laura.
Nayane Izabel Braga, de Minas Gerais, foi campeã no pentatlo (3.342 pontos). A atleta de provas combinadas estará na seleção brasileira que vai a Argentina em dezembro para a disputa do heptatlo.
No revezamento 4×100 m, O ouro feminino foi para o Rio de Janeiro (Rafaelle Deodato, Maria Clara de Oliveira, Grazielle Mathias dos Santos e Hakelly Maximiano da Silva), em 48.12.
Outros campeões da jornada desta segunda-feira (25/11): Sascha dos Santos, do Rio de Janeiro, no salto em distância (7,40 m, 0.6), Lucas dos Santos Ferreira, de São Paulo, no lançamento do disco (50,90 m) e o revezamento 4×100 m com vitória do Rio Grande do Norte (José Franckley de Souza Silva, João Arthur da Silva Maranhão, Robson Jean da Silva Araújo e Rafael Dmasceno Ribeiro), em 42.64.
O medalhista olímpico Caio Bonfim – prata na marcha atlética 20 km nos Jogos de Paris – teve sua “humildade”, traduzida em forma de disponibilidade aos jovens atletas que estão em João Pessoa, muito comentada pelos participantes. Não se cansou de conversar e atender os atletas jovens, com grande gentileza, no domingo (24/11).
“Eu já estive ali no mesmo lugar e tentei aproveitar as delegações que tinham os mais experientes, o (Sérgio) Galdino, o (José) Baggio, o Mário (Santos Júnior), que foram pessoas que fiquei ali, pertinho”, disse Caio, que já voltou a Sobradinho (DF) para treinar – disputa os 35 km da marcha atlética na Irlanda, dia 12 de dezembro.
“E tem algumas coisinhas que dá para melhorar que vão fazer você ganhar tempo. São coisas que eu e minha mãe tivemos que viajar o mundo, apanhar para caramba para aprender”, disse Caio, que deu conselhos e dicas aos jovens marchadores.
Os Jogos reúnem atletas de 13 a 17 anos em diversas modalidades olímpicas. Os fãs do atletismo podem acompanhar no site e nas redes sociais do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e conferir os resultados no site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Adicionar comentário