Estudo global revela que o estado mental começa a declinar após duas horas de trabalho contínuo no computador, com níveis de estresse aumentando significativamente após quatro horas. No entanto, 15 minutos de exercício podem ajudar a reverter esses efeitos.
O estudo global State of Mind (Estado Mental) da ASICS, realizado com 26 mil participantes, revelou uma forte conexão entre comportamento sedentário e bem-estar mental: quanto mais tempo as pessoas permanecem inativas1, mais suas pontuações de bem-estar mental diminuem. Uma pesquisa mais aprofundada descobriu que, após duas horas de trabalho contínuo em uma mesa, essas pontuações começam a cair, enquanto os níveis de estresse aumentam2. O estudo mostrou ainda que, após quatro horas ininterruptas de trabalho sentado, o nível de estresse dos trabalhadores aumentou em 18%. No entanto, um novo experimento chamado “Desk Break”3 mostra que apenas 15 minutos de movimento podem ajudar a reverter esses efeitos.
O “Desk Break”, conduzido pelo professor Brendon Stubbs, pesquisador líder em exercício e saúde mental do King’s College London, constatou que adicionar apenas 15 minutos de movimento ao dia de trabalho dos funcionários do escritório resultou em uma melhora de 22,5% no estado mental. As pontuações gerais de bem-estar mental aumentaram de 62/100 para 76/100.
O experimento mostrou que fazer uma pausa diária durante uma semana reduziu os níveis de estresse em 14,7%, aumentou a produtividade em 33,2% e melhorou o foco em 28,6%. Os participantes relataram sentir-se 33,3% mais relaxados e 28,6% mais calmos e resilientes. Além disso, 79,2% dos participantes disseram que se dedicariam mais aos seus empregadores se lhes fossem oferecidas pausas regulares para se movimentarem.
Globalmente, a ASICS está incentivando os colaboradores que trabalham em escritório a se exercitarem em prol de sua saúde mental, fazendo intervalos regulares para se movimentarem.
O pesquisador Stubbs, disse: “Mostramos anteriormente que apenas 15 minutos de exercícios no tempo livre podem resultar em uma melhora significativa nas pontuações do bem-estar mental das pessoas. Mas o que nos surpreendeu no experimento ‘Desk Break’ foi o poder que as pausas de 15 minutos para se movimentar tiveram na melhoraria do bem-estar e na redução do estresse. Isso mudou, inclusive, a percepção das pessoas sobre seu local de trabalho para melhor.”
Tomoko Koda, Diretora Executiva, Gerente Geral Sênior da Divisão de Marketing ASICS Corportation, comenta: “Na ASICS, acreditamos no poder do movimento, não apenas para o corpo, mas também para a mente. Nosso nome, ASICS, é um acrônimo para ‘Anima Sana in Corpore Sano’, que significa ‘mente sã em corpo são’. Nosso estudo global revelou que passar horas seguidas na mesa de trabalho tem um impacto alarmante na nossa mente. Por isso, mostrando esse resultado queremos inspirar as pessoas a se movimentarem.”
O estudo completo você encontra aqui: https://www.asics.com.br/the-desk-break
Estudos complementares da ASICS
Preocupada em trazer cada vez mais dados concretos sobre a relação “Mente Sã em Corpo São”, a ASICS tem investido em pesquisas, e “Desk Break Experiment” já é a terceira somente neste ano.
Em abril de 2024, a ASICS divulgou o State of Mind (Estado Mental), que reafirma a relação entre atividade física e saúde mental. Os resultados indicam que a atividade física na adolescência traz benefícios duradouros na vida adulta, e quanto mais as pessoas se exercitam, maiores são suas pontuações de bem-estar mental, que são baseadas em um score máximo de 100, calculado a partir da média acumulada de dez traços cognitivos e emocionais: positivo, contente, relaxado, focado, composto, resiliente, confiante, alerta, calmo e energizado.
No Brasil, os ativos que praticam 150 minutos ou mais de exercícios por semana têm uma pontuação média de 64/100, em contraste com apenas 45/100 para os inativos. A pontuação média do Brasil no State of Mind (Estado Mental) é de 62/100, ligeiramente abaixo da média global de 65/100. A pesquisa completa você encontra aqui: https://www.asics.com.br/stateofmindstudy2024
Outro estudo global divulgado em março, mês da mulher, intitulado ASICS Move Her Mind, revela a correlação positiva entre a prática de atividades físicas e o bem-estar mental das mulheres. O estudo apontou que mais da metade das mulheres no mundo está desistindo de se exercitar, enfrentando barreiras como falta de tempo (74%), baixa autoconfiança (35%) e ambientes intimidadores (44%). No entanto, aquelas que se exercitam regularmente relatam melhorias significativas, sentindo-se 52% mais felizes, 50% mais energizadas, 48% mais confiantes, 67% menos estressadas e 80% menos frustradas.
Adicionar comentário