ASICS Golden Run Rio de Janeiro

Foto crédito:  Fernando Genaro

No último domingo, dia 14, aconteceu na capital carioca mais uma edição da ASICS Golden Run, reunindo mais de 7 mil corredores, o maior número de inscritos no circuito do Rio de Janeiro. Com distâncias de 10 km e 21 km, a largada foi na região do Aterro do Flamengo e Leblon, respectivamente. Assim como na edição de São Paulo, a prova foi transmitida ao vivo pelo YouTube, com apresentação de Thiago Kawamura e Fábio Bessa, do podcast Stemma, enquanto os comentários ficaram a cargo de Sergio Rocha, do Corrida no Ar.

A outra grande novidade desta edição foi a modalidade Kids, na qual crianças de 2 a 12 anos puderam se divertir e vivenciar a experiência de uma corrida, ganhando uma medalha especial. As distâncias foram divididas por idade: 2 a 5 anos – 50 metros, 6 a 8 anos – 100 metros, 9 a 10 anos – 200 metros, e 11 a 12 anos – 400 metros.

“É emocionante ver o quanto a ASICS Golden Run cresce a cada ano, inclusive no Rio de Janeiro. Como uma das mais importantes meias maratonas do país, superar novamente o número de inscritos em comparação a outras edições só reforça a importância da prova no cenário de corrida. Um ponto alto deste ano foi a transmissão ao vivo e a inclusão da modalidade Kids, agradando à experiência do corredor, dos pais interessados em envolver seus filhos no esporte, e daqueles que acompanham o evento à distância”, comenta Felipe Pontual, gerente de Sports Marketing da ASICS América Latina.

Foto crédito:  Fernando Genaro

Pela primeira vez na capital carioca, os pacers TOP100 marcaram presença na ASICS Golden Run. As atletas Adriana Silva e Luiza Cravo correram os 21 km da prova em um ritmo baseado no tempo de corte do TOP100 da edição anterior, auxiliando os participantes que buscavam alto desempenho. O ritmo masculino ficou em torno de 4:18 min/km, enquanto o feminino foi próximo de 5:13 min/km. Os que alcançaram as 100 primeiras posições ganharam uma medalha especial, além da medalha tradicional de participação na prova.

Ativações Arena

Na Praça Cuauhtemoc, no Flamengo, os corredores desfrutaram de uma arena especial com diversas ativações da ASICS. Os participantes puderam visitar um estande especial onde conheceram os uniformes da delegação brasileira para as Paralimpíadas de Paris, fruto da parceria entre a ASICS com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reforçando o compromisso da marca com o esporte paralímpico. 

Outra atração foi a exposição da Família Speed, com tênis como METASPEED™ Sky Paris, METASPEED™ Edge Paris, Metaspeed+ e Magic Speed, que incorporam as tecnologias mais avançadas de desempenho da ASICS, auxiliando os corredores na busca por suas melhores marcas pessoais.

Após a prova, os atletas participantes usufruíram de um espaço de recuperação que incluía massagem recovery e banheiras de gelo, além de um espaço exclusivo de massagem para aqueles que estavam usando tênis da marca.

Sustentabilidade e inclusão

A ASICS reforçou o pilar de sustentabilidade na Golden Run em colaboração com a Good Karma, empresa com soluções ambientais, que fará o gerenciamento de resíduos da corrida. Além disso, o kit da prova incluiu a novidade de um porta-tênis feito de garrafas plásticas recicladas. Para inclusão, as medalhas foram confeccionadas também com inscrições em Braille. 

Resultados

O pernambucano Lucas Paulo Barbosa foi quem levou o primeiro lugar nos 21km da ASICS Golden Run Rio de Janeiro com o tempo de 1h05’52” e comentou: “Fiquei em segundo lugar na ASICS Golden Run em São Paulo e queria vir para baixar meu tempo. Saí no ritmo que eu queria, mas o percurso é totalmente diferente de São Paulo, é mais pesado um pouco, mas graças a Deus, minha estratégia deu certo, que foi sair no quilômetro 15. Queria agradecer à ASICS por estar me patrocinando, eu sou de Pernambuco e sei a dificuldade que um atleta tem para ter o suporte que tenho hoje e só tenho a agradecer à ASICS e a Deus por tudo”, relatou. Ao seu lado no pódio masculino estava Ederson Vilela em segunda lugar (1h06’08”), Alequessandro Silva (1h06’50”), Ronald Jefferson (1h07’32”), Valerio de Souza Fabiano (1h07’53”).

No pódio feminino dos 21km quem levou o primeiro lugar foi Amanda Oliveira (1h16’16”), seguida por Marcela Gomez (1h18’20”), Valdilene Silva (1h18’39”), Maria Elena Moreno (1h25’40”) e Roberta Ribeiro (1h28’42”). 

Já nos 10km, quem chegou em primeiro lugar foi Maria Lucineida, com o tempo de 35’24”. “Foi uma prova muito boa, o clima estava gostoso, estava ventando um pouco, tinha atletas de um nível muito bom. Depois do quilômetro 5 tentei sair e uma atleta me acompanhou e fomos correndo juntas até quando faltava cerca de 1.200m e outra atleta saiu na minha frente e quando cheguei nos últimos 500m comecei a buscá-la e consegui chegar em primeiro lugar, glória a Deus”, disse.

Completando o pódio feminino dos 10km: Laura Morales (35’28”), Larissa Quintão (37’20”), Viviane Figueiredo (38’21”) e Flora Finamor (43’03”).

Foto crédito: Fernando Genaro


Já no pódio masculino dos 10km, Damião Ancelmo chegou em primeiro lugar (30’37”), seguido por Eliezer de Jesus Santos (31’), Rafael Novais (31’17”), Kauê Orvalho Domingues (31’44”) e Willdeberg Claudino dos Santos (32’02”). 

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias