Todos iguais – Gay Games Paris

 

Foto crédito: Jerry Costa – Gay Games Paris – Ana Luiza dos Anjos Garcez

Na cidade de Paris, França, está sendo realizado a 10ª. edição do Gay Games, Jogos da Comunidade LGBT + . Evento que teve início no dia 4 deste mês reúne mais de 13 mil atletas de 91 países em várias modalidades esportivas: atletismo, natação, futebol, ciclismo, tênis, basquete, rúgbi, esgrima, handebol, vôlei de quadra e vôlei de praia. O Brasil está representado por 59 atletas. Um dos destaques do evento foi  à corredora Ana Luiza dos Anjos Garcez, 55 anos, popular “Animal”, pela conquista de três medalhas de ouro: 5 km (20’16), 10 km (40’57) e os 21 km (1h32).

O Gay Games foi criado há 40 anos pelo atleta americano Tom Waddell que participou dos Jogos Olímpicos em 1968, na cidade do México. Para Waddell, seu objetivo era incentivar a auto estima das pessoas LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, o sinal de mais inclui outros grupos: assexual, intersexo, simpatizantes), respeito e compreensão no mundo não gay.

As duas primeiras edições foram realizadas em 1982 e 1986, na cidade de São Francisco nos Estados Unidos. 1.350 atletas participaram da primeira edição. 1990, Vancouver no Canadá. 1994, Nova York. 1998, Amsterdã na Holanda. 2002 Sidney na Austrália. 2006 Chicago. 2010, em Colônia, na Alemanhã. 2014, em Cleveland.

A próxima edição do Gay Games será em Hong Kong, na China, em 2022.

 

 

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

2 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Grande Wanderlei, parabéns pela matéria. Você sempre precursor na sua vida esportiva, empresarial e jornalística.

    Aliás, você parece conseguir realizar a façanha de acumular experiências sem que a passagem do tempo lhe afete. Está igual a quando o conheci em 1997 !

    Cada vez mais é importante cultivar em nossa sociedade a diversidade e a compreensão de que este é o caminho para o seu fortalecimento, não o contrário. Uma sociedade diversa enriquece a todos e fortalece cada indivíduo pois o prepara permanentemente para o novo, em última análise para o desafio da sobrevivencia.

    Parabéns também à corredora Ana Luiza, pelas medalhas nesses jogos e sobretudo pela inspiração permanente de vida.

    Abraços de um ex-treinando !

    Jaime Ribeiro

    • Saudações JAIME RIBEIRO!

      Que bom encontrá-lo por aqui.
      Como sempre – GENTIL.

      Agradeço seus comentários.

      Saúde!

      Wanderlei Oliveira

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias