Prova de fogo

A tradicional Corrida dos Bombeiros embora seja bastante desafiadora por suas “subidinhas” acentuadas, é uma das minhas provas preferidas. Além da causa ser muito especial, por prestigiar uma profissão tão nobre, tenho um histórico de evolução e superações nesta corrida.

Avalie comigo as minhas 3 participações e acredite: nada é impossível quando se está preparado!

Em 2014 completei os 1 km da 19ª Corrida dos Bombeiros no tempo de 53min23seg, bati meu Personal Best! Eu usava relógio sem GPS e marcava meu tempo pelo cronômetro. Levava a sério meus treinos nessa época, mas ainda não entendia a verdadeira importância da rodagem no treinamento e ainda estava aprendendo a ter o ritmo nas pernas. Completei a prova super feliz e emocionada por ter sido um dia de superação para mim! Lembro-me que perguntei pra minha mãe, também corredora, no final da prova: “Nossa! Que prova boa! Esse é um tempo bom não é mãe?”. Nessa época eu não tinha noção do que esse tempo significava, eu só sabia que tinha dado o meu máximo.

Em 2017 completei os 10 km da 22ª Corrida dos Bombeiros no tempo de 46min32seg. UAU!!! Em 3 anos baixei 7 minutos! Mas como? Devo esses minutos por ter dado continuidade ao treinamento e também aprendi uma lição: muitas vezes confundimos concentração com tensão e esse dia eu procurei estar leve e feliz!  Embora estivesse vindo de um período onde há quase um ano não conseguia baixar meus tempos em prova.

Nesta prova meu coach Wanderlei Oliveira me convocou para correr com ele. Aceitei o desafio!  E este se tornou um dia muito especial: consegui acompanha-lo pela primeira vez,   bati meu PERSONAL RECORD nos 10 km e ainda ganhei o PRIMEIRO TROFÉU da minha vida nas corridas! Fiquei em PRIMEIRO LUGAR na minha categoria de 20-24 anos. Novamente uma super superação! Eu lembro que dizia para o meu coach Wanderlei Oliveira: “Nossa o que aconteceu hoje? Parecia que eu tava possuída! Não lembro de nada, só sabia que eu tinha que cruzar a linha de chegada com você nem que fosse me arrastando!”. Neste dia eu tinha um foco e sabia que tinha que chegar até o final com ele. E cheguei! Consegui! Essa edição da prova foi um marco para mim, e desde então, passei a evoluir de uma maneira muito rápida e progressiva na corrida (lembrando que comecei a correr em 2008).

Segue comigo que o melhor está por vir!

Neste último domingo, 1 de julho de 2018, completei a 23ª edição da Corrida dos Bombeiros em inacreditáveis 43min57segundos! Baixei 9 minutos em 4 anos! E mais uma surpresa: conquistei a QUINTA COLOCAÇÃO NO GERAL FEMININO! Mas gente, como? Te explico… Hoje entendo bem mais a importância de seguir o treinamento corretamente, de respeitar os treinos de qualidade e não pular as rodagens.  O volume da quilometragem é muito importante para resistência durante a prova! É ela que segura a “pancadaria”. Além disso na semana anterior tinha feito um treino fracionado de 1.000 metros progressivos que me deram bastante confiança. No 9 km da prova pensei: “ se sobrevivi àquele treino, não é hoje que morrerei. Vaaaaaamos Amanda!!!”. Ou seja, um treino bem feito é o passaporte para uma prova bem feita. Lembrando que: “ treino é treino e prova é prova”

Foto crédito: Daniel Werneck – Iguana Sports

CONCLUSÃO

Considero persistência e disciplina fundamentais para se chegar onde quer! Ou melhor, para chegar onde você nem imaginaria um dia poder estar. Treinei muito no “escuro”, sem resultados, sem saber ao certo o quanto eu poderia melhorar, eu só tinha uma certeza na minha cabeça: “Não posso parar de treinar, vou continuar mesmo sem ver os resultados!”.

A Corrida Bombeiros é a PROVA DE FOGO mais desafiadora e gratificante na minha trajetória com a corrida! Como Charlie Brown diz: “O impossível é só questão de opinião”.

* Amanda Brambilla, 24 anos, é atriz, nasceu nos Estados Unidos, atualmente vive na ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…