Primeira maratona feminina nos Jogos Olímpicos

Foto: Tony Duffy/Allsport - Joan Benoit - Jogos Olímpicos - Los Angeles 1984 - Estados Unidos
Foto: Tony Duffy/Allsport – Joan Benoit Samuelson – Jogos Olímpicos – Los Angeles 1984

A primeira maratona olímpica feminina foi realizada em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A vencedora foi a norte-americana, Joan Benoit Samuelson com 2h24min52.

Dezessete dias antes da maratona olímpica, Benoit fez uma cirurgia no joelho e se recuperou fazendo o deep-running (corrida na piscina com flutuador sem impacto).

Foto crédito: Nike / Joan Benoit Samuelson – Maratona de Boston 2019

Hoje, aos 64 anos, Joan Benoit continua competindo na categoria máster, em 2019 ela correu a Maratona de Boston para 3 horas e 4 minutos. No ano de 1979, Benoit foi a vencedora com 2 horas, 35 minutos e 15 segundos.

Por onde anda a suíça Gabrielle Andersen-Scheiss?

Mais o fato que mais chamou atenção do mundo foi à chegada da suíça Gabrielle Andersen-Scheiss, na época com 39 anos. Devido ao forte calor, mais de 30 graus, ela se desidratou, teve câimbras, cambaleou nos últimos 200 metros, já dentro do estádio olímpico. Por ser uma atleta experiente, os médicos a acompanharam até cruzar a linha de chegada na 37a. colocação com 2h48min42. Muitos acham que ela foi a última. Logo depois veio a Eleonora Mendonça, única representante do Brasil. Aí sim, vieram outras mulheres com tempos acima das 3 horas. 44 corredoras completaram a maratona. Outros acham que ela teve seqüelas, morreu, mais que nada. Gabrielle aos 76 anos continua – correndo. Até os Jogos Olímpicos de Los Angeles era instrutora de esqui na Suíça, após seu sucesso na maratona, foi convidada para trabalhar em Idaho nos Estados Unidos, onde vive até hoje. Pela manhã, ela treina, passeia e descansa. No período da tarde, é paisagista.

Gabriele Andersen - Maratona - Jogos Olímpicos de Los Angeles
Gabrielle Andersen-Scheiss – Maratona – Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 – Estados Unidos

Gabrielle Andersen-Scheiss, é um exemplo de garra, perseverança, determinação e espírito olímpico.

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…