Wanderlei Oliveira

Novas ideias. Novos desafios!

Foto crédito: Rogério Bispo - Federação Paulista de Atletismo
Foto crédito: Rogério Bispo – Federação Paulista de Atletismo

Joel Oliveira nasceu há 39 anos em Ladário, município da região centro oeste no Estado de Mato Grosso do Sul, onde iniciou sua carreira no atletismo na prova do arremesso de peso.  Com objetivos maiores mudou-se para a cidade de Araçatuba, região noroeste do Estado de São Paulo onde começou a se destacar entre os melhores do Brasil nas categorias de base. Enquanto adulto esteve presente em diversas finais de Troféu Brasil de Atletismo e foi campeão paulista no arremesso de peso, seu melhor resultado foi de 16 metros e 65 centimetros em 2010 e no lançamento do disco 48 metros e 56 centimetros. Teve a oportunidade de fazer um camping de treinamentos nos Estados Unidos onde trouxe muito conhecimento. Se estabeleceu em São Bernardo do Campo cidade pela qual competia e nesse período foi eleito o primeiro representante de atletas na assembléia geral da Confederação Brasileira de Atletismo, posto que despertou no até então atleta a vontade de atuar na gestão do atletismo, continuou defendendo os interesses dos atletas e foi se engajando até chegar a presidência da maior federação de atletismo do país.

Seus principais objetivos como gestor da FPA são:
Ampliar o número de filiados (clubes e atletas);
Regionalização de competições;
Aprimoramento do departamento de corrida de rua;
Elaboração de metodologia (cartilha) para iniciação no atletismo;
Fortalecimento da Marca “Atletismo Paulista”;
Consolidação do novo conceito de eventos (upgrade no formato das competições);
Ampliação do quadro de árbitros e atualização constante da categoria;
Estabelecer alto padrão de governança.

Federação Paulista de Atletismo

A Federação Paulista de Atletismo foi fundada em 30 de janeiro de 1924. Por muitos anos a sede da entidade foi em uma pequena sala no Conjunto Desportivo Baby Barioni, na rua Dona Germaine Buchard, 451, na Água Branca, capital. Em 1979, o presidente Evald Gomes da Silva, que foi atleta do São Paulo Futebol Clube, especialista nos 400 metros com barreiras, comprou um sobrado na Rua Joinville, 307, no Ibirapuera e a FPA foi transferida para essa nova sede. Como ele precisava de alguém alem da secretária que trabalhava com ele há anos para o departamento técnico ele me contratou. Fui registrado como o funcionário número 14, pouco para os muitos anos da entidade. Minha função era organizar e preparar os materiais para as competições organizados pela entidade e auxiliar o Diretor de árbitros o Coronel do Exército Quirino Carneiro Rennó.

Sempre estive ligado à Federação Paulista de Atletismo: – diretor do departamento mini mirim, diretor do departamento infanto-juvenil e à partir de 2000 foi criado o departamento de corrida de rua que fiquei até 2016.

Site: www.atletismopaulista.com.br  – Instagram: @atletismopaulista

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Mais Categorias