Chega de folia!

Ritmo, harmonia, evolução.

O carnaval já passou.

Os ensinamentos podem ser transferidos para o atletismo de competição. Para que uma escola de samba se torne campeã, são necessários vários ensaios.
No atletismo, muitos treinos.

Para tudo estar afinado e sair conforme o planejado no dia do desfile ou competição temos que ficar atentos ao ritmo para cruzar os 530 metros da pista do Sambódromo no tempo programado.

Os integrantes da Escola têm que ter harmonia com o samba-enredo, bateria, para que haja uma evolução – perfeita!

Da passarela do samba para as pistas

Nesta manhã chuvosa de quarta-feira de cinzas, realizamos o treino técnico intervalado em pista de atletismo. Foram 12 repetições de 400 metros, com tempos pré-estabelecidos.

Treino que mescla: ritmo (resistência aeróbia – equilíbrio de oxigênio) e velocidade final (resistência anaeróbia – débito de oxigênio).

Estamos na fase final de preparação básica, começamos em dezembro de 2023, a próxima será a fase específica; as provas que seguem, são para ajustar o ritmo para a competição principal (fase competitiva).

Saber correr é uma questão de estratégia e planejamento.

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…