Crédito: IAAF - Jogos Olímpicos de Sidney, Austrália - Bernando Segura, México - Marcha Atlética
Crédito: IAAF – Jogos Olímpicos de Sydney 2000, Austrália – Bernardo Segura, México – Marcha Atlética

A marcha atlética é uma prova do atletismo criada pelos ingleses no século XVIII, começou a ser popularizada no século XIX na Itália, França, Alemanha e Suécia, através de provas populares que reúne milhares de participantes. Já no século XX, países como a Suíça, Checoslováquia, Rússia, México e Estados Unidos entraram para o rol de países com grande número de praticantes.

A estreia oficial da marcha foi em 1908 nos Jogos Olímpicos de Londres.

Nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, na Austrália, o mexicano Bernardo Segura completou o percurso como vencedor e foi desclassificado ao final. O mesmo acontecendo com a australiana Jane Saville que também entrou no estádio com grande vantagem sobre a segunda colocada e acabou sendo desclassificada.

O recorde mundial nos 20.000 metros em pista, ainda pertence a Bernardo Segura, conquistado em 7 de maio de 1994, em Bergen, na Noruega, com o tempo de 1h17min25seg, média de 3min52seg por quilômetro.

Dita a regra que: – um dos pés deve estar em contato com o solo, e a perna que avança deve estar reta desde o momento do primeiro contato com o solo, até a posição ereta vertical. A desqualificação ocorre quando três cartões vermelhos de três árbitros diferentes são enviados ao Árbitro Chefe.

Wanderlei Oliveira

Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderlei Oliveira

 

Iniciou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente à três voltas ao redor do planeta Terra. Técnico fundador do Clube Corpore, em 1982, e do Pão de Açúcar Club, em 1992. Desde 2000 é comentarista e blogueiro.

Categorias

O que andam falando…