Dia da pizza

Pizza1
Dia 10 de julho é o dia da pizza

A maioria dos esportistas em especial os corredores de longa distância, costumam degustá-las na véspera das competições.
O bairro da Mooca foi o local escolhido para a festa, que acontece desde 1985. Tradicional bairro italiano foi lá que teve início a divulgação dessa iguaria. A partir das 19 horas, você poderá saborear os diversos tipos de pizzas. A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres no Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrado ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de lingüiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.

Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).
Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: Estados Unidos e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

Deixe uma resposta