Não corra do frio!

WO JO POA

SE AQUEÇA NESTE INVERNO

A estação mais fria do ano, o inverno, começa oficialmente na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, à 1 hora e 24 minutos. Nos últimos dias, a capital paulista tem registrado temperaturas na casa dos 8 graus às 6 horas da manhã e 16 graus ao meio-dia. É a época das festas juninas, período das comidas típicas, vinho quente e do famoso quentão. Para não exagerar na dose, eis alguns cuidados que devem ser tomados pelos praticantes da corrida:

Efeito sanfona: no frio o risco de engordar aumenta, devido à ingestão de alimentos de alto teor calórico. Procure manter uma alimentação balanceada, bem parecida com a que você consumiu no verão.

Deixe a preguiça de lado: se você está habituado a se exercitar pela manhã, mas, no frio pensa duas vezes antes de se levantar da cama quente, mantenha a rotina, porém, previna-se contra o frio.

Resistência em alta: todos sabem que a atividade física regular aumenta a resistência orgânica, prevenindo de gripes, osteoporose, doenças cardíacas. Consuma neste período alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, mamão papaia, brócolis, morango, kiwi. Vale também reforçar a ingestão de alimentos que contenham vitamina E (potente antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres): amêndoa, gema de ovo.

Proteja o seu corpo: use roupas especiais para o inverno e dê preferência para os tecidos de performance, como os tecidos inteligentes: – que mantém a temperatura de seu corpo enquanto você corre e transpira, sem encharcar a camiseta. A região de seu corpo que merece maior atenção é a do peito, por reunir vários órgãos vitais. Mantenha-o sempre protegido. Extremidades, como mãos e pés, também merecem atenção. Proteja-os com luvas e meias especiais. Caso tenha pouca proteção na cabeça, use boné de dri-fit, para não esquentar demais a cabeça. Ao término da corrida troque a roupa molhada por roupas secas de imediato.

Bico rachado: para evitar o ressecamento dos lábios e pele, é recomendável o uso de protetor labial e também protetor solar.

Não corra ensacado: os plásticos junto ao corpo elevam demais a temperatura interna, aumentam a sudorese e predispõem à desidratação.

Água fresca: mesmo no inverno se faz necessário a ingestão de água antes durante e após aos exercícios. Mantenha o hábito de se hidratar a cada 20 minutos com 200 ml de água durante a sua corrida diária. Durante o dia, 3 litros de água serão suficientes.

Indoor: se você é daqueles que prefere correr em um lugar sem vento ou frio, com temperatura aclimatizada, o melhor é optar pela esteira. Saiba que ela surgiu com essa finalidade em países como a Finlândia, onde seis meses por ano neva e os outros seis meses faz frio. Como os atletas olímpicos não tinham onde treinar ao longo do ano, foram criados a esteira e o frequêncímetro.

• Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas nas festas juninas para não ter dor de cabeça depois…e prejudicar a sua corrida diária.

Deixe uma resposta